Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Abdominal faz perder barriga?

* Por Érica Silva 



Desde que comecei a trabalhar com avaliação física, a frase que mais ouço é:  “ Eu quero um exercício pra perder barriga, pode ser qualquer um, o que você falar eu faço!”  
  
Ouso afirmar que esse é o objetivo de 90% das pessoas que nos procuram todos os dias. E não vou negar que muitos se frustram quando eu digo que abdominal não faz perder aquelas gordurinhas que tanto incomodam. 
É muito importante entendermos que fazer exercício pra uma parte específica do corpo não faz com que as gorduras localizadas naquela região sejam queimadas. Se fosse assim, era só fazer centenas de abdominais que tudo se resolveria. 
Quando nos exercitamos estamos colocando em atividade os tecidos musculares e não os tecidos adiposos. Quem está diretamente sofrendo sobrecarga é a musculatura relacionada ao exercício que estamos fazendo. Portanto, fazer abdominais deixa a musculatura mais forte, não necessariamente te deixa com uma barriga menor.
As propagandas tentam nos mostrar alguns aparelhos que fazem com que a barriga simplesmente desapareça. Quem nunca ouviu promessas de milagrosos produtos que farão você perder medidas em pouco tempo e com quase nenhum esforço? Enganados por resultados apresentados na televisão, muitos acabam por acreditar que exista algo mágico capaz de resolver este problema.Contudo, a verdade é bem diferente.  Em se tratando de saúde, duvide sempre de qualquer um que te apresente respostas milagrosas. Não há resultado sem esforço e disciplina. 

O que devemos fazer, então?

Para diminuir medidas é necessário que haja diminuição do percentual de gordura. E isto  ocorre no corpo como um todo e não isoladamente. O que observamos é que  nos lugares onde há um maior acúmulo de adiposidade haverá uma maior perda.
O que eu aconselho para quem deseja uma barriga livre de gordurinhas é que pratique exercícios aeróbicos pelo menos 3 vezes por semana, pois eles são importantíssimos para reduzir o tecido adiposo, melhorando o aspecto geral do corpo. 
Caminhada rápida, corrida, natação e dança são ótimos exemplos. 
Procure uma atividade que lhe desperte o interesse. Assim, será mais fácil manter a regularidade e evitar a desistência. Outro ponto de extrema relevância é a mudança de hábitos alimentares. Pouco adianta fazer exercícios e manter uma alimentação inadequada. Os resultados não aparecerão dessa forma.
Lembre-se que é muito importante realizar qualquer atividade sob a orientação de profissionais capacitados e utilizando roupas e sapatos adequados.  Tudo isso diminui o risco de lesões e evita problemas futuros. 
Então, mude seus hábitos, mude sua alimentação, busque auxílio e informação sempre que necessário. Exercite-se de forma adequada e alcance os objetivos que deseja

Veja foto de famosas com a barriga sequinha: